sábado, 27 de fevereiro de 2010

Criança é sempre criança!

Sabadão, chuvão, sonão, zorrão... ( tô "ouvindo" a Zorra total), cúmulo de quem não tem nada o que fazer no sábado a noite. Na minha época de solteira, eu estaria desorientada para sair e xingando até dizer chega São Pedro! Mas como minha mãe sempre dizia , tudo é uma fase e passa!

Miguel dormindo no carrinho, marido tocando violão e eu, bem, estou tentando atualizar o blog, então, vamos lá!

A rotina que estou aplicando com o Miguel está dando certo! Só tem um problema, ele ainda não assimilou que após o banho do meio do dia, ele tem que dormir. Ele enrola, enrola e acaba adormecendo depois das 15horas. Quando ele acorda, ai é a mamadinha preferida dele, pois tem até às 9 da noite para me sugar, soltar puns, vomitar.. O interessante é que quando chega a hora do banho da noite, ele fica já todo incomodado, pedindo para tomar banho. O danadinho , cada dia que passa, está aproveitando o banho. Compramos uma espuma com formato de ursinho para melhor acomoda-lo na banheira, parece que ele não gostou muito, pois fica forçando as perninhas para levantar da banheira (isto por que ele ainda fará 2 meses só dia 04 de março) , só que quando o coloco de bruços, ai sim, ele adora!! Fica um tempão rindo, fazendo gracinhas, e agora até chora quando sai do banho. Ele está se adaptando ao mundo!

Ele continua a acordar de madrugada para as mamadas, só que agora, ele acorda por volta das 4 da madrugada, ai depois, só as 6. Isso está me ajudando bastante, pelo menos, acordo menos.

Ontem minha sogra esteve em casa, e ficou um bom tempo com o Miguel, assim pude dormir a tarde quase toda! Aff, nem acreditei! Tinha muito tempo que não dormia despreocupada !! As vezes, o corpo pede um descanso, e eu , estava precisando!

Eu estou tão desligada do mundo, que até perco a noção de data, e hoje me assustei em saber que fevereiro está terminando , sendo que eu nem vi janeiro passar! Uma coisa vocês podem me perguntar: O que passou hoje no globo rural, Mais Você, TV Globinho, MG TV 1ª edição, globo esporte regional, globo esporte nacional, Jornal Hoje ( este eu adoro!), Video Show, Vale a pena ver de novo ( Alma Gêmea, eita novelinha que não acaba! E a Serena morre muito mal!), ai eu apelo geral, acabo assistindo Márcia ( neste ví até um homem que adora usar calcinha, ele disse que só usa as comportadas), Sônia Abrão (estou sabendo tudo o que as mulheres frutas fizeram ou ainda fazem para acabar com as celulites! Fora o que a Geisy Arruda fez também para acabar com os pneuzinhos, que no caso dela, foi uma borracharia inteira!)Ai , depois de cansar de ver tudo isto, vejo as Olimpíadas de Inverno ( Vancover) , ou quando passa "Todo mundo odeia o Cris", ai passo para a Malhação, Cama de Gato, MG TV 2ª Edição, Tempos modernos nem perco meu tempo, Jornal Nacional , Viver a Vida....e por ai vai... Nossa! Eu já estou ficando entediada de ficar em casa, quero passear com o Miguel, só que São Pedro não anda colaborando muito, quando sai o sol, é de matar, e depois vem aquela chuva terrível!! Ai fico em casa mesmo!

Pelo menos, o barulho da obra da frente de casa, parece que terminou. Digo "parece" pois esta encrenca vai inaugurar dia 11 de março ( coisa que eu duvido!), e como eles tem que abastecer o atacado, estou esperando um monte de carretas as 5 da manhã na porta da minha casa para descarregar. Ninguém merece!

Estou olhando um site sobre crianças, é o http://specialkidsphotography.com.br, quem puder, tiver um tempinho, visite e depois deixem seus comentários. Lá , poderão ver que criança é sempre criança !

Bom, já está tarde, ainda tenho que secar meu cabelo, arrumar a cama, escovar os dentes, fechar a casa, beber muita água, colocar o Miguel para dormir , ai sim, dormir!!

Até!

Ah! Só uma coisa, alguém sabe a idade do Leo Batista? Desde que me conheço por gente, ele existe na globo, será que ele é um holograma?? É por que ele sempre teve a mesma aparência desde 1978 !!! Fica a pergunta..

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Ser uma boa mãe...

O que é ser uma boa mãe? Me pergunto isto todos os dias!

Fico na maior preocupação, sem saber se estou sendo ou não uma boa mãe. Fico sem saber se o Miguel está sendo bem tratado, se estou fazendo a coisa certa, se as mamadas estão sustendo-o, se cada vez que retiro do berço, faço certo, se não estou machucando... afff é tanta coisa!! Tanta coisa que me inculca.

Mesmo sendo tia de 3 crianças ( 13, 11 e 8 anos), e vendo minha irmã cuidando dos 3, ser mãe, é muito diferente do que apenas observar, ajudar a dar um banho, acordando na noite... é muito diferente!! Mesmo estando podre de cansaço, podre de sono, e ainda colhendo a barriga da gestação que ainda me atormenta, é bom demais ser mãe!

Outra preocupação que me tira o sono, é saber que ele vai ter que ir para uma escolinha quando eu voltar a trabalhar. Nunca imaginei que seria tãoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
difícil, se quer imaginar, em colocar o Miguel na escola, imagina quando ele realmente for? Adoro trabalhar, adoro meu trabalho, mas só de pensar de ficar longe dele por algumas horas, meu coração parte. Noite passada, quando fui colocá-lo para dormir, me veio este pensamento na cabeça, apertei ele contra meu peito, e quase chorei só de imaginar que ele irá para uma escolinha. Se alguma professora maltratá-lo, vixe, ai todo mundo verá a manchete no jornal "Mãe ataca professora de berçário com taco de baseball"

É tudo muito estranho...

O Miguel continua lindo, gordo cada dia mais e bochechudo, até por que ele anda malhando a bochecha de tanto mamar. Aquela história de mamar de 2 em 2 horas, não me pertence mais! Com o calor, o Miguel anda mamando cada dia mais e mais, ainda quero descobrir se é por que ele tem cede demais e por isso, suga mais.

Ando realmente muito cansada ! A porcaria da obra em frente de casa, diz que tem dia para acabar, lá pelo dia 09 de março. Não consigo descansar com tanto trator, caminhão e pedreiro na porta da minha casa, fazendo os mais variados barulhos. Só para se ter uma idéia, tem um pedreiro que chega gritando com o amigo dele que está na esquina da obra, isto às 7 horas da manhã, ninguém merece! Dá vontade de ir lá, pegar o endereço do cara, e chegar na casa dele as 4 da manhã e pegar um megafone e gritar na orelha dele....

Mas tudo indo conforme o planejado... agora vou comer, por que amamentar dá uma fome do cão!!!

Até!

PS: Carol , obrigada por seus comentários e elogios!!

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Tentando criar um rotina...

Miguel está dormindo, por isso, consegui escrever...


No carnaval não vi a Mangueira entrar... para falar a verdade, vi pouca coisa das escolas de samba, mas , do pouco que vi, sabia que a Tijuca ia ganhar, que coisa linda que foi o desfile !!! Miguel ainda não pulou o carnaval, mas logo ele vai gostar da farra!

Então, estou tentando criar uma rotina para o Miguel, andei buscando muitas coisas na net, livros e vi temos que estabelecer uma rotina para os pequeninos, sem isto, eles ficam perdidos, sem saber o que vai acontecer. Imagine quando eles crescerem mais ?

Criei uma rotina assim: Miguel acorda, mama, mama e mama, e descansa . Depois do almoço, ele toma um banho, mama mais um pouco e dorme até umas 5hs, 6 horas da tarde, ele mama mais um pouco, e toma banho por volta das 9 da noite, depois dorme e acorda só de madrugada. Como comecei a rotina na segunda, ele ainda está se adaptando... mas parece que vai dar certo! Quando chega próximo da hora dele tomar banho, ele fica ansioso, e só se tranqüiliza quando se banha.

Vejam as dicas que consegui na net:


Recém-nascidos

1. Coloque o bebê no berço enquanto estiver sonolento, mas acordado.

Este passo é muito importante. Sem isto, as outras medidas de prevenção falharão. A última lembrança do despertar do bebê deve ser do berço, não sua ou de ser alimentado. Ele deve aprender a dormir sozinho. Não espere que ele durma tão logo você o deite. Com freqüência leva 20 minutos até que adormeça. Se ele estiver chorando, balance-o e acaricie-o, mas quando acalmar-se, tente colocá-lo no berço antes que ele adormeça. Assim a criança aprenderá a dormir sozinha após um despertar normal. Não ajude sua criança quando não precisar. (Nota: A posição de dormir recomendada pela American Academy of Pediatrics para bebês saudáveis é de costas ou lado.)

2. Segure o bebê quando estiver chorando muito os primeiros 3 meses.

Todos os bebês pequenos choram bastante durante o dia e noite. Se o bebê chorar excessivamente, a causa provavelmente é cólica. Sempre atenda um bebê chorando. Suaves movimentos e carícias parecem ajudar. Bebês não devem ser mimados durante os primeiros 3 ou 4 meses de vida. Porém, bebês com cólicas precisam ser acariciados uns poucos momentos de cada dia enquanto estão sonolentos e não chorando. Nestas ocasiões, coloque a criança no berço e deixe-a aprender a adaptar-se e dormir sozinha.

3. Carregue o bebê por pelo menos 3 horas por dia enquanto não estiver chorando.

Está prática reduzirá o choro exagerado.

4. Não deixe o bebê dormir por mais de três horas consecutivas durante o dia.

Tente acordá-lo gentilmente e o distraia. Deste modo, o tempo que estará dormindo durante a noite será maior. (Nota: Muitos recém-nascidos conseguem dormir cinco horas consecutivas e você pode ensiná-los a destinar este período maior de sono à noite).

5. Reserve nos intervalos de alimentação durante o dia pelo menos 2 horas para recém-nascidos.

Uma maior freqüência de alimentações (como de hora em hora) leva ao bebê despertar mais vezes durante à noite para pequenas alimentações.

Chorar é a única forma de comunicação que os recém-nascidos têm. Chorar não significa sempre que seu bebê está faminto. Ele pode estar cansado, entediado, sozinho ou com muito calor. Segure o bebê nestes momentos ou ponha-o na cama. Não deixe a amamentação tornar-se uma chupeta para o bebê. Para cada vez que você amamenta seu bebê, aconchegue-o 4 ou 5 vezes sem amamentá-lo. Não deixe estabelecer o mau hábito de alimentar toda vez que o segura.

6. Faça alimentações no meio da noite breves e tediosas.

Deve passar ao bebê a idéia de que a noite é especial para dormir. Quando ele acordar à noite para se alimentar, não ligue as luzes, fale com ele, ou balance-o. Alimente-o rapidamente e silenciosamente. Proporcione momentos para brincar e ninar o bebê durante o dia. Isto permite que obtenha longos períodos de sono à noite.

7. Não acorde o bebê para trocar fraldas durante a noite.

As exceções para esta regra são as fraldas sujas com evacuações ou quando estiver tratando uma alergia à frauda. Se tiver que trocar o bebê, use o mínimo de luz possível (por exemplo, uma lanterna), faça isso silenciosamente e destraia-o.

8. Não deixe o bebê dormir na sua cama.

Uma vez que seu bebê esteja acostumado a dormir com você, uma mudança para sua própria cama seria extremamente difícil. Enquanto não é prejudicial para seu bebê dormir com você, você provavelmente não terá uma noite tranqüila. Então porque não ensinar ao bebê a preferir sua própria cama? Aos 2 ou 3 meses, você pode mantê-lo no berço ou em um box perto de sua cama.

9. Dê a última alimentação na hora de você dormir (10 ou 11 da noite).

Tente manter o bebê acordado 2 horas antes da última alimentação. Indo para a cama na mesma hora toda noite ajuda o bebê a desenvolver bons hábitos de sono.

Bebês de dois meses de idade

1. Mude o berço do seu bebê para um quarto separado.

Por volta dos três meses de idade, seu bebê pode estar dormindo em um quarto separado. Isto ajudará os pais que têm sono leve a dormirem melhor fazendo-o esquecer que os pais estão disponíveis se não puder vê-los quando acorda. Se ter quartos separados é impossível, pelo menos levante um pano ou cubra o berço cercando com um cobertor para que seu bebê não possa ver sua cama.

2. Tente atrasar as alimentações do meio da noite.

Por agora, o bebê poderia diminuir para uma alimentação durante a noite (duas para os que são amamentados no peito). Antes de preparar uma mamadeira, tente segurar o bebê brevemente para observar se isto irá satisfazê-lo. Se você tem que alimentá-lo, dê 1 ou 2 partes a menos do que daria durante o dia.

Se estiver alimentando no peito, alimente por menos tempo durante a noite. Se o bebê estiver perto dos 4 meses de idade, tente alimentá-lo uma única vez à noite.

Nunca acorde o bebê à noite para uma alimentação.


Boa leitura!


quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Mamãe molhadinha... de vômito, xixi, suor e coco...

Quando nos tornamos mãe , fica uma beleza, toda molhada!!! Toda molhada de xixi, toda molhada de gorfadinhas, vômitos e os cocos! afff, é uma beleza!!! Descobri que agora, toda vez que eu sair, vou levar uma roupa extra, pois certamente devo ficar molhada...

Não estou reclamando, só que quando engravidamos, todo mundo fala mil coisas na sua cabeça, te passa susto na hora do parto , fala que a gente nunca mais vai ter uma noite de sono na vida, mas esquecem de contar que a gente fica cheirando caquinhas de bebê e vomitinhos !

O Miguel sempre faz isto, sempre me molha de um jeito, ou do outro. Esses dias, fui trocá-lo para o banho, ele fez um xixi em mim, e para complementar, soltou um pum ... normal, pelo menos ele parou de fazer xixi na água do banho..

Gente, como nenê solta pum alto! Estou impressionada!!! Gente, é cada um mais alto que o outro, as vezes chegou a pensar que fui eu que soltei algum por descuido, mas logo percebo que é ele, pois cheira leite....

Andei um pouco sumida, afinal, Miguel dá um trabalho básico ( como agora, que ele insiste em lutar com o sono )... volto daqui a pouco....Miguel mamando...

Voltei só hoje, (12.02), Miguel me ocupou o tempo todo...


Mas voltando...

Ser mãe cansa, cansa e muito!!! Ando um trapo... estou com fortes dores musculares nas costas de tanto encostar para amamentar o Miguel, o menino mama que é uma beleza ( graças a Deus). Com isto, meus seios estão doloridos, o sono atrasado e o stress chega, mas não é com o Miguel não, é com o mundo externo, tem uma maldita obra na porta da minha casa, e não é qualquer uma não, é uma gigante!!! Tem trator, caminhão e escavadeira o dia todo, sabe o que é isto ? Um inferno em casa!!! Eles começam às 7 horas da manhã ( de segunda a sábado), eles martelam a estrutura metálica, gritam, cantam, aceleram a "bosta" ( desculpem, estou revoltada!!!) do caminhão, ai ninguém mais dorme.. e com isto, estressa o Miguel tadinho... e isto está me deixando doida...

Hoje vou ver se consigo sair um pouco com ele, pois só assim, ele consegue ter um sono pesado e tranqüilo....

Mudando de assunto...

Uma coisa que descobri, não existe leite fraco, existe mãe que não amamenta direito... O Miguel mama toda hora, e com isto, meu seio fica com pouco leite, e sempre achava que o leite estava fraco, que não sustentava... fui na pediatra dele, e adivinhem, ele engordou 500kg em 15 dias, e cresceu 1 cm também, parece pouco ? Não para um bebê de 1 mês, isto é um excelente resultado! A médica me disse que se o leite fosse fraco, ele nem teria engordado.. boa noticia não?

Outra coisa que aprendi também, quando a gente é mãe, aprende a digitar com a mão esquerda, tudo o que você achava que não conseguiria fazer com a mão que escreve, faz com a outra, entenderam???

Se não entenderam, deixa, depois eu explico melhor. Agora vou ali estressar com este povo da obra!

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Agora eu sei o que uma vaca leite sofre!


Aff, então.. hoje estou cansada.. na verdade, não ando escrevendo muito, pois aqui na cidade está um inferno, estava chovendo demais, e não conseguia ligar o computador para escrever, colocar em dia as coisas do Miguel... Hoje fez um calor do caramba, e o bebê sofreu.. tadinho, calor demais, roupa de menos, fralda esquentando, já vi né, ninguém aguenta... ele tá que tá hoje...

Esses dias, descobri como uma vaca se sente, aquelas vacas leiteiras, bem "tetudas", com o úbere gigante de leite, as veias estufadas, e o bezerrinho que não desgruda.. hoje me senti exatamente assim, o Miguel mamou praticamente o dia todo, não dormiu e agora está chorando.. acho que é de tudo um pouco, calor, manha, vontade de ficar no colo... sei lá.. sei que ele tá chorando até agora e fico morrendo de dó, só que eu seu que isto é pura manha dele para eu pega-lo no colo e tirar o "brinquedo" dele para fora, para ele ficar sugando até dizer chega.. aff... hoje eu tô o pó da goiaba podre....

Domingo, fui ao supermercado com o Miguel, foi o primeiro passeio dele de carrinho .. foi ótimo, só que meu leite começou a vazar e o bezerrinho quiz mamar....

Do mais, tá tudo beleza, a única coisa ruim é que não tomei banho ainda, estou daquele jeito.. que eca....

Ps: este post escrevi com uma mão só, já que o Miguel está mamando....