quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

E vamos falar sério...


Oi gente, vamos falar sério...

Quando a gente descobre uma gravidez, os medos surgem, como será o bebê, se ele será uma criança feliz, se terá cabelinhos, loiro, moreno, olhos verdes, azuis, castanhos... mas também passa por nossa mente se ele será saudável, se não terá nenhuma doença genética, congênita, etc, etc...

Tudo passa por nossas cabeças, e esquecemos de um pequeno detalhe, não importa nada disso, o bebê que estamos gerando, será NOSSO FILHO, não importa se ele terá alguma deficiência, ele será nosso !! E iremos amá-los de qualquer forma.

Eu tenho uma colega, a Elisângela, ela tinha um irmão com paralisia cerebral, os médicos disseram que ele não sobreviveria muito tempo, ele morreu aos 25 anos. Foi um choque para a família. A Elisângela NUNCA negou a existência deste irmão, e nunca o escondeu de ninguém, ao contrário, ela tem verdadeiro orgulho de ter tido um irmão com ele foi para ela. Até hoje ela fala do amor que tem pelo seu irmão falecido.

A pouco tempo atrás, conheci a Karla e a Luiza,na casa da Gilvana, irmãs do Luiz Kakaki Jr, ele está autista (como elas dizem), conversamos muito sobre isto, pois não tenho muito conhecimento sobre o assunto, mas o que me deixou muito pensativa, foi a forma como elas contam da vida dele (muitas pessoas diriam problema, mas não acho correto isto), ele é uma criança esperta, feliz, amada e sabe disto tudo. As irmãs mais velhas mostram isto só de falar o nome dele. É gratificante ver 2 jovens irmãs, talentosas, que poderiam trocar a companhia dele por qualquer balada, mas o Luiz Jr, sempre fica em primeiro lugar na vida delas. Vejam o blog delas e se apaixone por este menino tão esperto, lindo e super inteligente! http://blog.agencialumini.com/

No fórum que eu participo, tem uma mãe que estava com dúvidas se a filha dela tinha Síndrome de Down, ela estava desesperada, achando que a vida dela tinha acabado. Todas as pessoas que deram depoimento no fórum, conversaram com ela sobre a dificuldade que ela estava tendo em aceitar a criança, falando que hoje em dia , a criança com qualquer deficiência , pode e deverá ser ingressada na escola, no trabalho, na sociedade, sem preconceitos. Ela ficou mais tranqüila e no final, não ficamos sabendo se a criança realmente tinha a síndrome.

Sei que muita gente que ler este post, vai falar que é fácil escrever, sobre mães que tem filhos com algum tipo de deficiência ou de síndrome, sei que não é fácil ! Nada na vida é fácil ! Peço toda a noite a Deus que me mande uma criança saudável, todas as grávidas tem medo disto, que o tão sonhado filho tenha algum problema, mas se vier? Será jogado na rua? vai devolver?

Todos nós temos algum problema, alguns são chatos quando acordam cedo, outros tem o pé chato, muitos soltam gases, eu tenho rinite alérgica ! Todos nós temos algum tipo de dificuldade... eu sou péssima em língua portuguesa e matemática, isso nunca me impediu de nada. Muitas crianças tem um cromossomo a mais, outras tem dificuldades motoras, outras não andam, mas nunca podemos duvidar da capacidade de cada um, nada impede que dentro de cada criança que tenha algum tipo de deficiência , tenha um gênio dentro delas...

Quero criar o Miguel da seguinte forma: respeitar os mais velhos, ajuda-los de alguma forma, não duvidar da capacidade de ninguém e principalmente, respeitar a dificuldade de cada um, afinal, ninguém é perfeito!

* Foto do Luiz Kakaki Jr, retirada do Blog http://blog.agencialumini.com/

Gente,

Não resisti e pesquisei mais sobre mitos da gravidez, vejam o que achei:


"Azia é sinal de bebê cabeludo"
Um monte de mulheres têm muita azia no começo da gravidez, quando o bebê nem sonha em ter cabelo ainda. Sem contar com a quantidade de mulheres que não tiveram azia e o bebê nasceu cabeludo. Pouco ou muito cabelo é hereditariedade e não tem como saber até que ele nasça.


"Bebês de mulheres de ciclo menstrual regular, nascem no tempo certo. Bebês de mulheres de ciclo menstrual irregular, demoram pra nascer"
Os bebês nascem entre a 38ª e a 42ª semana de gestação. Com um intervalo tão longo, como saber o que é tempo certo e o que é demorado? Claro, sem contar com a nossa ansiedade, que faz com que achemos que 38 semanas já é demorado. :)


"As mulheres menstruam durante a gravidez"
Algumas mulheres podem "menstruar" até o 4º mês pois, até esta data, o útero não está todo ocupado pelo saco gestacional. O endométrio livre pode sangrar na época da provável menstruação, devido a variações hormonais ocorridas nesta fase, mesmo durante a gestação. Mas isso é uma exceção à regra. Portanto, se você acha que esta grávida e tem sangramento, mesmo que na data certa, deverá procurar seu médico para que ele faça uma avaliação e descarte todas as possibilidades de sangramentos patológicos.


"Sua barriga esta pontuda! Você vai ter um menino"
Isso não passa de um desses folclores que resistem por gerações, e ninguém sabe sua origem e nem quando surgiu. O mesmo se aplica quando dizem que "a barriga fica arredondada ao gerar uma menina". A forma da sua barriga condiz apenas com a posição em que o bebê se encontra no útero, e pode se alterar por diversas vezes durante os nove meses de gravidez.

Veja abaixo o que algumas formas da barriga representam:

Barriga Alta: Seu bebê está sentado ou ainda não "desceu" para se encaixar na região pélvica.

Barriga Baixa: Seu bebê está com a cabeça para baixo e já se encaixou na pélvis.

Barriga Pontuda: Seu bebê está mais na parte anterior da sua barriga.

Barriga Redonda: Seu bebê está de "atravessado" e o abdômen fica mais espalhado.


"Se você tomar bastante leite, você vai produzir mais leite materno"
São as alterações hormonais provocadas pela gravidez as responsáveis pela produção do leite materno, que começa ainda na gestação. A produção de leite após o nascimento é estimulada pelo próprio bebê, quando ele suga o seio materno. Tomar mais leite com a intenção de aumentar a quantidade de leite materno não adianta nada, mas isto não quer dizer que o leite não seja necessário. Você deve tomar aproximadamente 3 copos de leite por dia, pois ele contem cálcio, um mineral super importante para seu organismo e para a formação do esqueleto do bebê.


"Se você não comer o que tem vontade, seu bebê nascerá com uma marca parecida com a comida"

Ter vontade de comer um alimento é muito normal durante a gravidez, mas isto tem a ver apenas com as necessidades do seu organismo, que pede determinado nutriente na gestação. Se você não satisfizer seu desejo, nada acontecerá com seu bebê. Esse negócio de marca parecida com comida é besteira, mais um daqueles folclores que ninguém sabe quando surgiu.

Outras frases, como por exemplo, "Se você fizer tricô seu bebê vai enrolar o umbigo" , "Seu bebê vai nascer cabeludo porque você está tendo muita azia", "Seu bebê vai nascer bem grandinho e pesado porque sua barriga está grande demais, ou vice-versa", são pura bobagem e você não deve dar ouvidos.