quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Gente,

Não resisti e pesquisei mais sobre mitos da gravidez, vejam o que achei:


"Azia é sinal de bebê cabeludo"
Um monte de mulheres têm muita azia no começo da gravidez, quando o bebê nem sonha em ter cabelo ainda. Sem contar com a quantidade de mulheres que não tiveram azia e o bebê nasceu cabeludo. Pouco ou muito cabelo é hereditariedade e não tem como saber até que ele nasça.


"Bebês de mulheres de ciclo menstrual regular, nascem no tempo certo. Bebês de mulheres de ciclo menstrual irregular, demoram pra nascer"
Os bebês nascem entre a 38ª e a 42ª semana de gestação. Com um intervalo tão longo, como saber o que é tempo certo e o que é demorado? Claro, sem contar com a nossa ansiedade, que faz com que achemos que 38 semanas já é demorado. :)


"As mulheres menstruam durante a gravidez"
Algumas mulheres podem "menstruar" até o 4º mês pois, até esta data, o útero não está todo ocupado pelo saco gestacional. O endométrio livre pode sangrar na época da provável menstruação, devido a variações hormonais ocorridas nesta fase, mesmo durante a gestação. Mas isso é uma exceção à regra. Portanto, se você acha que esta grávida e tem sangramento, mesmo que na data certa, deverá procurar seu médico para que ele faça uma avaliação e descarte todas as possibilidades de sangramentos patológicos.


"Sua barriga esta pontuda! Você vai ter um menino"
Isso não passa de um desses folclores que resistem por gerações, e ninguém sabe sua origem e nem quando surgiu. O mesmo se aplica quando dizem que "a barriga fica arredondada ao gerar uma menina". A forma da sua barriga condiz apenas com a posição em que o bebê se encontra no útero, e pode se alterar por diversas vezes durante os nove meses de gravidez.

Veja abaixo o que algumas formas da barriga representam:

Barriga Alta: Seu bebê está sentado ou ainda não "desceu" para se encaixar na região pélvica.

Barriga Baixa: Seu bebê está com a cabeça para baixo e já se encaixou na pélvis.

Barriga Pontuda: Seu bebê está mais na parte anterior da sua barriga.

Barriga Redonda: Seu bebê está de "atravessado" e o abdômen fica mais espalhado.


"Se você tomar bastante leite, você vai produzir mais leite materno"
São as alterações hormonais provocadas pela gravidez as responsáveis pela produção do leite materno, que começa ainda na gestação. A produção de leite após o nascimento é estimulada pelo próprio bebê, quando ele suga o seio materno. Tomar mais leite com a intenção de aumentar a quantidade de leite materno não adianta nada, mas isto não quer dizer que o leite não seja necessário. Você deve tomar aproximadamente 3 copos de leite por dia, pois ele contem cálcio, um mineral super importante para seu organismo e para a formação do esqueleto do bebê.


"Se você não comer o que tem vontade, seu bebê nascerá com uma marca parecida com a comida"

Ter vontade de comer um alimento é muito normal durante a gravidez, mas isto tem a ver apenas com as necessidades do seu organismo, que pede determinado nutriente na gestação. Se você não satisfizer seu desejo, nada acontecerá com seu bebê. Esse negócio de marca parecida com comida é besteira, mais um daqueles folclores que ninguém sabe quando surgiu.

Outras frases, como por exemplo, "Se você fizer tricô seu bebê vai enrolar o umbigo" , "Seu bebê vai nascer cabeludo porque você está tendo muita azia", "Seu bebê vai nascer bem grandinho e pesado porque sua barriga está grande demais, ou vice-versa", são pura bobagem e você não deve dar ouvidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário