quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

E vamos falar sério...


Oi gente, vamos falar sério...

Quando a gente descobre uma gravidez, os medos surgem, como será o bebê, se ele será uma criança feliz, se terá cabelinhos, loiro, moreno, olhos verdes, azuis, castanhos... mas também passa por nossa mente se ele será saudável, se não terá nenhuma doença genética, congênita, etc, etc...

Tudo passa por nossas cabeças, e esquecemos de um pequeno detalhe, não importa nada disso, o bebê que estamos gerando, será NOSSO FILHO, não importa se ele terá alguma deficiência, ele será nosso !! E iremos amá-los de qualquer forma.

Eu tenho uma colega, a Elisângela, ela tinha um irmão com paralisia cerebral, os médicos disseram que ele não sobreviveria muito tempo, ele morreu aos 25 anos. Foi um choque para a família. A Elisângela NUNCA negou a existência deste irmão, e nunca o escondeu de ninguém, ao contrário, ela tem verdadeiro orgulho de ter tido um irmão com ele foi para ela. Até hoje ela fala do amor que tem pelo seu irmão falecido.

A pouco tempo atrás, conheci a Karla e a Luiza,na casa da Gilvana, irmãs do Luiz Kakaki Jr, ele está autista (como elas dizem), conversamos muito sobre isto, pois não tenho muito conhecimento sobre o assunto, mas o que me deixou muito pensativa, foi a forma como elas contam da vida dele (muitas pessoas diriam problema, mas não acho correto isto), ele é uma criança esperta, feliz, amada e sabe disto tudo. As irmãs mais velhas mostram isto só de falar o nome dele. É gratificante ver 2 jovens irmãs, talentosas, que poderiam trocar a companhia dele por qualquer balada, mas o Luiz Jr, sempre fica em primeiro lugar na vida delas. Vejam o blog delas e se apaixone por este menino tão esperto, lindo e super inteligente! http://blog.agencialumini.com/

No fórum que eu participo, tem uma mãe que estava com dúvidas se a filha dela tinha Síndrome de Down, ela estava desesperada, achando que a vida dela tinha acabado. Todas as pessoas que deram depoimento no fórum, conversaram com ela sobre a dificuldade que ela estava tendo em aceitar a criança, falando que hoje em dia , a criança com qualquer deficiência , pode e deverá ser ingressada na escola, no trabalho, na sociedade, sem preconceitos. Ela ficou mais tranqüila e no final, não ficamos sabendo se a criança realmente tinha a síndrome.

Sei que muita gente que ler este post, vai falar que é fácil escrever, sobre mães que tem filhos com algum tipo de deficiência ou de síndrome, sei que não é fácil ! Nada na vida é fácil ! Peço toda a noite a Deus que me mande uma criança saudável, todas as grávidas tem medo disto, que o tão sonhado filho tenha algum problema, mas se vier? Será jogado na rua? vai devolver?

Todos nós temos algum problema, alguns são chatos quando acordam cedo, outros tem o pé chato, muitos soltam gases, eu tenho rinite alérgica ! Todos nós temos algum tipo de dificuldade... eu sou péssima em língua portuguesa e matemática, isso nunca me impediu de nada. Muitas crianças tem um cromossomo a mais, outras tem dificuldades motoras, outras não andam, mas nunca podemos duvidar da capacidade de cada um, nada impede que dentro de cada criança que tenha algum tipo de deficiência , tenha um gênio dentro delas...

Quero criar o Miguel da seguinte forma: respeitar os mais velhos, ajuda-los de alguma forma, não duvidar da capacidade de ninguém e principalmente, respeitar a dificuldade de cada um, afinal, ninguém é perfeito!

* Foto do Luiz Kakaki Jr, retirada do Blog http://blog.agencialumini.com/

Um comentário:

  1. Abri seu blog e vi o Lu e levei um susto, achei que tava no meu blog e tinha mudado o template sozinho, hahaha. Aí fui ler e vi os elogios e homenagem!Que legal! Valeu pela divulgação do autismo e do blog do Lu, isso é muito importante!

    Vc vai ter um filhotão saudável e depois de uns anos ele vai poder brincar com o Lu né? Pensamento positivo! Tudo dará certo!!!

    Beijokas! Ficamos MUITO felizes com o post!

    ResponderExcluir