quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Tentando criar um rotina...

Miguel está dormindo, por isso, consegui escrever...


No carnaval não vi a Mangueira entrar... para falar a verdade, vi pouca coisa das escolas de samba, mas , do pouco que vi, sabia que a Tijuca ia ganhar, que coisa linda que foi o desfile !!! Miguel ainda não pulou o carnaval, mas logo ele vai gostar da farra!

Então, estou tentando criar uma rotina para o Miguel, andei buscando muitas coisas na net, livros e vi temos que estabelecer uma rotina para os pequeninos, sem isto, eles ficam perdidos, sem saber o que vai acontecer. Imagine quando eles crescerem mais ?

Criei uma rotina assim: Miguel acorda, mama, mama e mama, e descansa . Depois do almoço, ele toma um banho, mama mais um pouco e dorme até umas 5hs, 6 horas da tarde, ele mama mais um pouco, e toma banho por volta das 9 da noite, depois dorme e acorda só de madrugada. Como comecei a rotina na segunda, ele ainda está se adaptando... mas parece que vai dar certo! Quando chega próximo da hora dele tomar banho, ele fica ansioso, e só se tranqüiliza quando se banha.

Vejam as dicas que consegui na net:


Recém-nascidos

1. Coloque o bebê no berço enquanto estiver sonolento, mas acordado.

Este passo é muito importante. Sem isto, as outras medidas de prevenção falharão. A última lembrança do despertar do bebê deve ser do berço, não sua ou de ser alimentado. Ele deve aprender a dormir sozinho. Não espere que ele durma tão logo você o deite. Com freqüência leva 20 minutos até que adormeça. Se ele estiver chorando, balance-o e acaricie-o, mas quando acalmar-se, tente colocá-lo no berço antes que ele adormeça. Assim a criança aprenderá a dormir sozinha após um despertar normal. Não ajude sua criança quando não precisar. (Nota: A posição de dormir recomendada pela American Academy of Pediatrics para bebês saudáveis é de costas ou lado.)

2. Segure o bebê quando estiver chorando muito os primeiros 3 meses.

Todos os bebês pequenos choram bastante durante o dia e noite. Se o bebê chorar excessivamente, a causa provavelmente é cólica. Sempre atenda um bebê chorando. Suaves movimentos e carícias parecem ajudar. Bebês não devem ser mimados durante os primeiros 3 ou 4 meses de vida. Porém, bebês com cólicas precisam ser acariciados uns poucos momentos de cada dia enquanto estão sonolentos e não chorando. Nestas ocasiões, coloque a criança no berço e deixe-a aprender a adaptar-se e dormir sozinha.

3. Carregue o bebê por pelo menos 3 horas por dia enquanto não estiver chorando.

Está prática reduzirá o choro exagerado.

4. Não deixe o bebê dormir por mais de três horas consecutivas durante o dia.

Tente acordá-lo gentilmente e o distraia. Deste modo, o tempo que estará dormindo durante a noite será maior. (Nota: Muitos recém-nascidos conseguem dormir cinco horas consecutivas e você pode ensiná-los a destinar este período maior de sono à noite).

5. Reserve nos intervalos de alimentação durante o dia pelo menos 2 horas para recém-nascidos.

Uma maior freqüência de alimentações (como de hora em hora) leva ao bebê despertar mais vezes durante à noite para pequenas alimentações.

Chorar é a única forma de comunicação que os recém-nascidos têm. Chorar não significa sempre que seu bebê está faminto. Ele pode estar cansado, entediado, sozinho ou com muito calor. Segure o bebê nestes momentos ou ponha-o na cama. Não deixe a amamentação tornar-se uma chupeta para o bebê. Para cada vez que você amamenta seu bebê, aconchegue-o 4 ou 5 vezes sem amamentá-lo. Não deixe estabelecer o mau hábito de alimentar toda vez que o segura.

6. Faça alimentações no meio da noite breves e tediosas.

Deve passar ao bebê a idéia de que a noite é especial para dormir. Quando ele acordar à noite para se alimentar, não ligue as luzes, fale com ele, ou balance-o. Alimente-o rapidamente e silenciosamente. Proporcione momentos para brincar e ninar o bebê durante o dia. Isto permite que obtenha longos períodos de sono à noite.

7. Não acorde o bebê para trocar fraldas durante a noite.

As exceções para esta regra são as fraldas sujas com evacuações ou quando estiver tratando uma alergia à frauda. Se tiver que trocar o bebê, use o mínimo de luz possível (por exemplo, uma lanterna), faça isso silenciosamente e destraia-o.

8. Não deixe o bebê dormir na sua cama.

Uma vez que seu bebê esteja acostumado a dormir com você, uma mudança para sua própria cama seria extremamente difícil. Enquanto não é prejudicial para seu bebê dormir com você, você provavelmente não terá uma noite tranqüila. Então porque não ensinar ao bebê a preferir sua própria cama? Aos 2 ou 3 meses, você pode mantê-lo no berço ou em um box perto de sua cama.

9. Dê a última alimentação na hora de você dormir (10 ou 11 da noite).

Tente manter o bebê acordado 2 horas antes da última alimentação. Indo para a cama na mesma hora toda noite ajuda o bebê a desenvolver bons hábitos de sono.

Bebês de dois meses de idade

1. Mude o berço do seu bebê para um quarto separado.

Por volta dos três meses de idade, seu bebê pode estar dormindo em um quarto separado. Isto ajudará os pais que têm sono leve a dormirem melhor fazendo-o esquecer que os pais estão disponíveis se não puder vê-los quando acorda. Se ter quartos separados é impossível, pelo menos levante um pano ou cubra o berço cercando com um cobertor para que seu bebê não possa ver sua cama.

2. Tente atrasar as alimentações do meio da noite.

Por agora, o bebê poderia diminuir para uma alimentação durante a noite (duas para os que são amamentados no peito). Antes de preparar uma mamadeira, tente segurar o bebê brevemente para observar se isto irá satisfazê-lo. Se você tem que alimentá-lo, dê 1 ou 2 partes a menos do que daria durante o dia.

Se estiver alimentando no peito, alimente por menos tempo durante a noite. Se o bebê estiver perto dos 4 meses de idade, tente alimentá-lo uma única vez à noite.

Nunca acorde o bebê à noite para uma alimentação.


Boa leitura!


2 comentários:

  1. Oi, tudo jóia com vcs? Adorei seu blog, fiquei até alta madrugada lendo tudo, desde o início de sua gestação,o meu Miguel, pra variar, me chutando sem parar, tal como o seu fazia... Será q é mal de Miguel, kkkkkkkkkkkk!? Me deu saudade da minha primeira gravidez, naquela época eu deveria ter feito um blog, o primeiro filho te faz sentir tantas emoções e sensações, são tantas novidades que dá mesmo vontade de escrever tudo e compartilhar com todo mundo! Mas, há quase 7 anos atrás eu acho q nem tinha computador em casa, kkkkkkkkkkkk!

    ResponderExcluir
  2. (continuando)... Parabéns pelo filhão, muita saúde, paz e alegria para o anjinho que vcs tem em casa e parabéns pelo seu blog Adriane, vc escreve muito bem e tbém descreve seus sentimentos e emoções com muita veracidade, humor e inteligência! Mande bjos a todos e em especial para a Dri, sinto muitas msaudades dela! Abraços!!!!!!!! Carol.

    ResponderExcluir